SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número59POLÍTICAS SOCIAIS EM TEMPOS (NEO)LIBERAIS: UM ENSAIO CRÍTICOO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERFIL, PERCEPÇÕES E PRÁTICAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

OLIVEIRA, Keila de; KOLIKY, Larissa Daiane  e  CORDOVA, Maria Julieta Weber. O NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE BORGES HERMIDA. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.59, pp.602-622.  Epub 01-Jan-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n59.p602-622.

O estudo teve como objetivo pesquisar como o negro foi representado nos livros didáticos de história de Borges Hermida entre as décadas de 60 a 80 do século XX. Selecionamos três edições voltadas ao ensino de História do Brasil, do referido autor: Compêndio da História do Brasil, destinado para a primeira e segunda séries do nível médio; História do Brasil e História do Brasil 1, para a quinta série do 1º grau. A pesquisa em livros didáticos justifica-se por compreendê-los como um dos principais recursos pedagógicos utilizados por professores e professoras em sala de aula e, no caso de Borges Hermida, por serem bastante difundidas no ambiente escolar na temporalidade proposta para o estudo. A pesquisa foi de cunho bibliográfico e documental, exploratória e pautamos o estudo especialmente a partir da perspectiva teórica de Dominique Julia no que se refere à cultura escolar e de André Chervel para o estudo da história das disciplinas escolares. O estudo revelou que à disciplina de História do Brasil coube a função de reproduzir o ideário dominante, forjando uma determinada cultura escolar, não oferecendo elementos para problematizações em torno da história do negro e de seus descendentes no Brasil, mas consolidando uma ideia de naturalização no processo que permeou sua vinda enquanto mão-de-obra para o sistema escravagista. A narrativa de formação do povo brasileiro por Borges Hermida, representada de forma harmoniosa e neutra entre branco, índio e negro, acabou por remeter nossa análise aos direcionamentos historiográficos sustentados pelos princípios teóricos da história tradicional.

Palavras-chave : Negro; Cultura escolar; Disciplina escolar; Livro didático; Borges Hermida..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )