SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue59THE BLACK PEOPLE IN THE TEXTBOOK OF BORGES HERMIDAEL NEGROAPPROACHES OF THE CLIMATE CHANGE THEME IN RESEARCH IN SCIENCE EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

RABELLO, Luiz Ricardo Gonçalves. O PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERFIL, PERCEPÇÕES E PRÁTICAS. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.59, pp.623-642.  Epub Jan 01, 2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n59.p623-642.

Este trabalho teve como objetivo investigar as concepções que fundamentam a prática dos professores no ensino de Língua Inglesa (LI) nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas da Prefeitura de Guarulhos a partir da perspectiva dos próprios docentes. Para isso, foi realizada a análise de questionário aplicado a 72 professores de LI com 15 questões abertas. Também foi analisada a política de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação (SME) para os docentes dessa área. Por meio da pesquisa realizada pudemos verificar que a SME necessita rever as condições de trabalho dos professores de LI da rede, pois a falta de material didático prejudica o ensino-aprendizagem da língua; uma hora de aula por semana é pouco tempo para se desenvolver um trabalho significativo; a docência compartilhada com os professores regentes não tem ocorrido, o que afeta a prática pedagógica, e, por fim, trabalhar em mais de uma escola dificulta a participação na reunião com os pais e a integração do professor de LI com outros docentes.

Keywords : Ensino de Língua Inglesa; Prática docente; Anos iniciais do ensino fundamental..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )