SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número59O NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE BORGES HERMIDAABORDAGENS DO TEMA MUDANÇAS CLIMÁTICAS NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

RABELLO, Luiz Ricardo Gonçalves. O PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERFIL, PERCEPÇÕES E PRÁTICAS. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.59, pp.623-642.  Epub 01-Jan-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n59.p623-642.

Este trabalho teve como objetivo investigar as concepções que fundamentam a prática dos professores no ensino de Língua Inglesa (LI) nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas da Prefeitura de Guarulhos a partir da perspectiva dos próprios docentes. Para isso, foi realizada a análise de questionário aplicado a 72 professores de LI com 15 questões abertas. Também foi analisada a política de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação (SME) para os docentes dessa área. Por meio da pesquisa realizada pudemos verificar que a SME necessita rever as condições de trabalho dos professores de LI da rede, pois a falta de material didático prejudica o ensino-aprendizagem da língua; uma hora de aula por semana é pouco tempo para se desenvolver um trabalho significativo; a docência compartilhada com os professores regentes não tem ocorrido, o que afeta a prática pedagógica, e, por fim, trabalhar em mais de uma escola dificulta a participação na reunião com os pais e a integração do professor de LI com outros docentes.

Palavras-chave : Ensino de Língua Inglesa; Prática docente; Anos iniciais do ensino fundamental..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )