SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número59EDUCACIÓN EN LA AGENDA 2030 Y ENMIENDA CONSTITUCIONAL 95: UNA EROSIÓN DEL DERECHO A LA EDUCACIÓN EN BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

MUNHOZ, Angélica Vier; ZANOTELLI, Alissara  y  ROOS, Bibiana Munhoz. DAS IMAGENS QUE HABITAM UM PENSAMENTO DE CURRÍCULO-PESQUISA. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.59, pp.682-698.  Epub 01-Ene-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n59.p682-698.

Toma-se inicialmente a noção de imagem do pensamento a partir do filósofo francês, Gilles Deleuze. E a partir disso, busca-se rastrear, ainda que brevemente, tal conceito em suas obras, sem nenhuma pretensão de esgotar a aproximação com o referido conceito, até porque essa noção percorre, em alguma medida, toda a filosofia deleuziana. O que interessa aqui, é compreender como esse conceito opera, quais seus pressupostos e movimentos. Em um segundo momento, a tentativa é de imaginar um pensamento de currículo-pesquisa apartado do pensamento da representação ou de uma imagem dogmática do pensamento, tal como nomeia Deleuze (1976). Novamente não há uma pretensão de fazer um agenciamento de tais noções, mas tomar o conceito de imagem do pensamento, tão caro a Deleuze, para pensar um currículo capaz de produzir desdobramentos no pensamento, engendrando novas e outras imagens. Pretende-se, assim, tensionar as imagens de currículo que povoam as ideias, preenchem o pensamento, para, por outra via, reivindicar um pensamento de currículo sem modelo ou forma. Nesse meio, traz-se outros autores para pensar, tais como Benjamin (2007, 2012a, 2012b), Calvino (2010), entre outros. Por fim, busca-se arremessar o currículo a um plano de pensamento em que linhas de escrita, entrecruzamentos de conceitos, intersecções de práticas se tornem possíveis, entremeio a uma vida de pesquisa. O presente ensaio é escrito em meio a um estudo específico de um grupo de pesquisa, cujo objetivo é aproximar os movimentos do pensamento das discussões curriculares.

Palabras clave : Currículo; Imagens do Pensamento; Criação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )