SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número60FORMAÇÃO CONTINUADA NO PNAIC: EVIDÊNCIAS DE PRATICISMO EM DEBATE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

GOUVEIA, Cristiane Talita Gromann de  e  BRITO, Arlete de Jesus. COMPONDO UMA HISTÓRIA DO PROJETO LOGOS II NO ESTADO DE RONDÔNIA (1970-1990). Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.60, pp.6-25.  Epub 01-Set-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n60.p6-25.

Na década de 1970, em diversos estados do Brasil, foi implantado o Projeto Logos II. O objetivo desse projeto era habilitar professores sem formação, também conhecidos como leigos. No estado de Rondônia, o Logos II começou a funcionar em 1976, sendo que sua expansão para as cidades do interior ocorreu a partir da década de 1980. Diante desse quadro, este artigo tem como objetivo discutir e compor uma história de como se deu a implantação e o desenvolvimento do Projeto Logos II ao longo dos anos no estado de Rondônia. Como referencial teórico-metodológico, foram utilizados a triangulação de dados de Sandra Mathison (1988), o paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989) e a crítica ao documento de Marc Bloch (2001). Os documentos que constituíram fontes foram compostos por módulos de ensino, legislações, fichas de matrículas, históricos escolares, diplomas, fotos de alunos e professores, além de outros documentos. Os resultados indicaram que o Projeto Logos II em Rondônia formou e habilitou muitos professores da zona rural, que passaram por diversas dificuldades para a realização do curso em função da falta de infraestrutura.

Palavras-chave : Professores Leigos; Formação de professores; História da Educação..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )