SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número60COMPONDO UMA HISTÓRIA DO PROJETO LOGOS II NO ESTADO DE RONDÔNIA (1970-1990)PROGRAMA ENSINO INTEGRAL PAULISTA: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

OLIVEIRA, Cristiano José  e  ALMEIDA, Luana Costa. FORMAÇÃO CONTINUADA NO PNAIC: EVIDÊNCIAS DE PRATICISMO EM DEBATE. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.60, pp.26-46.  Epub 01-Set-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n60.p26-46.

Parte da pesquisa cujo foco foi investigar a formação continuada no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, implantado em 2012 como acordo formal entre os governos federal, estaduais e municipais objetivando a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, o presente artigo busca discutir pontos destacados por professores participantes sobre a formação vivenciada. Delimitado na perspectiva qualitativa, a pesquisa se pautou na análise dos documentos oficiais que orientam o PNAIC, no material de apoio utilizado para o processo de formação e em entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras da rede municipal de uma cidade sul mineira que participaram da formação entre os anos de 2013 e 2016. Ainda que a pesquisa tenha evidenciado outras questões, objetivamos neste artigo discutir a forte marca de praticismo observada na fala dos entrevistados, evidenciando que, no processo de formação, e diferente do que anuncia a proposta oficial, a prática foi priorizada em detrimento da teoria, privilegiando atividades voltadas ao “como fazer” e ao estudo de exemplos em prejuízo da possibilidade de momentos de reflexão que permitissem tanto a ampliação de conhecimentos por parte dos professores, quanto o revisitar da própria prática a partir do debate de concepções.

Palavras-chave : Formação Continuada; Praticismo; PNAIC.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )