SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue60PNAIC CONTINUING EDUCATION: EVIDENCE OF PRACTICISM IN DEBATEMARGUERITE VERINE-LEBRUN, MARIA JUNQUEIRA SCHMIDT AND THE FAMILY EDUCATION PROJECT CIRCULATING BETWEEN FRANCE AND BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

LOPES, Maria Fernanda Arraes  and  BORGHI, Raquel Fontes. PROGRAMA ENSINO INTEGRAL PAULISTA: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.60, pp.47-62.  Epub Sep 01, 2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n60.p47-62.

Este artigo tem por objetivo apresentar e analisar a organização do trabalho docente no Programa Ensino Integral da SEE/SP. O estudo é parte de pesquisa de doutorado em andamento. O Programa foi iniciado em 2012 e para sua operacionalização, no que se refere ao trabalho docente, foi criado o Regime de Dedicação Plena e Integral - RDPI e o processo seletivo de credenciamento de profissionais da educação. Neste texto, como base na análise documental, são apresentados o Programa Ensino Integral, a organização do trabalho docente, bem como resultados parciais da análise acerca do trabalho docente. Os resultados iniciais indicam uma flexibilização e intensificação do trabalho docente no âmbito deste Programa.

Keywords : Programa de Ensino Integral Paulista; Trabalho Docente; Credenciamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )