SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue60SOCIAL REPRESENTATIONS OF PEDAGOGY STUDENTS ON THE CURRICULAR COMPONENT PHYSICAL EDUCATIONTHE ATTRACTIVENESS OF TEACHING IN CHILDREN EDUCATION IN PEDAGOGY COURSE INGRESSANTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

BENITES, Larissa Cerignoni et al. O PROCESSO DE REFLEXÃO SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA, DE FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.60, pp.98-120.  Epub Sep 01, 2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n60.p98-120.

Trata-se de um relato de experiência que teve como objetivo apresentar o processo reflexivo de cinco estagiários de um curso de Licenciatura em Educação Física, ao longo de suas intervenções no âmbito do estágio curricular supervisionado no Ensino Médio. Para tal, utilizaram-se, como fonte de registro, quatro etapas: (1) descrever aquilo que se faz; (2) informar o significado das ações; (3) confrontar, interrogando-se a si mesmo; e (4) reconstruir, pensar em como fazer diferente. Analisou-se por meio da codificação e categorização simples. Como resultado, foram verificados, ao longo dos registros, aspectos da aprendizagem pela análise da própria prática, dando destaque ao esforço de concretizar as ações esperadas de um docente e à contraposição com as apreensões de futuros professores. Dessa forma, foi possível perceber que houve relação entre as etapas do processo reflexivo, que se mostraram como possibilidade para sistematizar aquilo que a prática pedagógica traz no dia a dia do exercício da docência.

Keywords : Estágio Curricular Supervisionado; Educação Física; Reflexão; Formação de Professores..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )