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Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

BENITES, Larissa Cerignoni et al. O PROCESSO DE REFLEXÃO SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA, DE FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.60, pp.98-120.  Epub 01-Sep-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n60.p98-120.

Trata-se de um relato de experiência que teve como objetivo apresentar o processo reflexivo de cinco estagiários de um curso de Licenciatura em Educação Física, ao longo de suas intervenções no âmbito do estágio curricular supervisionado no Ensino Médio. Para tal, utilizaram-se, como fonte de registro, quatro etapas: (1) descrever aquilo que se faz; (2) informar o significado das ações; (3) confrontar, interrogando-se a si mesmo; e (4) reconstruir, pensar em como fazer diferente. Analisou-se por meio da codificação e categorização simples. Como resultado, foram verificados, ao longo dos registros, aspectos da aprendizagem pela análise da própria prática, dando destaque ao esforço de concretizar as ações esperadas de um docente e à contraposição com as apreensões de futuros professores. Dessa forma, foi possível perceber que houve relação entre as etapas do processo reflexivo, que se mostraram como possibilidade para sistematizar aquilo que a prática pedagógica traz no dia a dia do exercício da docência.

Palabras clave : Estágio Curricular Supervisionado; Educação Física; Reflexão; Formação de Professores..

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