SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue60THE PROCESS OF REFLECTION ON THE OWN PRACTICE, OF FUTURE PHYSICAL EDUCATION TEACHERSCHALLENGES IN TEACHER EDUCATION IN SEXUAL DIVERSITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

CORREA, Carla Patrícia Quintanilha et al. A ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM INGRESSANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.60, pp.121-139.  Epub Sep 01, 2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n60.p121-139.

Esta pesquisa objetiva investigar a atratividade da docência na educação infantil, entre ingressantes de um Curso de Licenciatura em Pedagogia, buscando conhecer suas impressões iniciais acerca do trabalho do professor com crianças dessa etapa da educação básica. Para isso, utilizamos como instrumento de pesquisa um questionário preenchido por 63 licenciandos que aceitaram colaborar com o estudo. Tendo como fundamentação teórica os trabalhos de Gatti (2014), Tartuce et al. (2010), Kramer (2014), Brandão e Leal (2011), dentre outros, obtivemos, como resultado, que a docência na educação infantil é a primeira intenção de atuação entre a maioria dos ingressantes, que demonstraram estar cientes da complexidade do trabalho com crianças dessa faixa etária, indicando a necessidade de um trabalho pedagógico voltado aos interesses próprios do público infantil. Esses resultados nos fazem refletir que, mesmo em meio a um cenário de baixa atratividade docente, os ingressantes do curso pesquisado parecem valorizar a docência na educação infantil. Esperamos, com este trabalho, enriquecer o debate sobre a temática proposta, reunindo mais dados de pesquisa que auxiliem na discussão sobre a docência na contemporaneidade.

Keywords : Atratividade docente; Educação Infantil; Valorização da docência..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )