SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue60THE ATTRACTIVENESS OF TEACHING IN CHILDREN EDUCATION IN PEDAGOGY COURSE INGRESSANTSDAYCARE MANAGEMENT: (RE) READINGS OF A CONTINUED TRAINING PROCESS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

SANTOS, Cristiano Figueiredo dos  and  SANTOS, Rosimeire Martins Regis dos. DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM DIVERSIDADE SEXUAL. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.60, pp.140-161.  Epub Sep 01, 2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n60.p140-161.

Considerando a inclusão cada vez maior das diversidades nos debates do campo da educação, o objetivo deste artigo é evidenciar os desafios encontrados na efetivação da formação docente em diversidade sexual. A opção metodológica foi por um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa. Assim, apresentamos o texto dividido em três partes que discutem a diversidade sexual enquanto componente de um currículo da diferença, as relações entre sexualidade, educação e aspectos políticos e, por fim, a formação docente em diversidade sexual com especial enfoque para as ciências biológicas. Nossas análises indicam que pouca atenção tem sido dispensada a perspectivas não-heteronormativas no campo formativo. Em grande parte, a formação docente em diversidade sexual tem sido comprometida e/ou impedida em função de investimento ativo de um grupo conservador majoritariamente com ideais religiosos fundamentalistas que se opõem a direitos humanos e agendas inclusivas na educação. Ao se pensar sobre currículos, artefatos culturais e discursos investidos na formação docente, é imprescindível pensar também na inclusão de abordagens que não excluam perspectivas das minorias sexuais.

Keywords : Sexualidade; Formação de professores; Currículo..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )