SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número60A ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM INGRESSANTES DO CURSO DE PEDAGOGIAGESTÃO DE CRECHES: (RE) LEITURAS DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SANTOS, Cristiano Figueiredo dos  e  SANTOS, Rosimeire Martins Regis dos. DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM DIVERSIDADE SEXUAL. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.60, pp.140-161.  Epub 01-Set-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n60.p140-161.

Considerando a inclusão cada vez maior das diversidades nos debates do campo da educação, o objetivo deste artigo é evidenciar os desafios encontrados na efetivação da formação docente em diversidade sexual. A opção metodológica foi por um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa. Assim, apresentamos o texto dividido em três partes que discutem a diversidade sexual enquanto componente de um currículo da diferença, as relações entre sexualidade, educação e aspectos políticos e, por fim, a formação docente em diversidade sexual com especial enfoque para as ciências biológicas. Nossas análises indicam que pouca atenção tem sido dispensada a perspectivas não-heteronormativas no campo formativo. Em grande parte, a formação docente em diversidade sexual tem sido comprometida e/ou impedida em função de investimento ativo de um grupo conservador majoritariamente com ideais religiosos fundamentalistas que se opõem a direitos humanos e agendas inclusivas na educação. Ao se pensar sobre currículos, artefatos culturais e discursos investidos na formação docente, é imprescindível pensar também na inclusão de abordagens que não excluam perspectivas das minorias sexuais.

Palavras-chave : Sexualidade; Formação de professores; Currículo..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )