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Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

CASTRO, Camila Sandim de  y  ZUIN, Antônio Álvaro Soares. AGRESSÕES ONLINE E CULTURA DIGITAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CYBERBULLYING COMO OBJETO DE PESQUISA. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.60, pp.180-196.  Epub 01-Sep-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n60.p180-196.

A violência escolar continua sendo objeto de investigação de diferentes pesquisas acadêmicas nas mais diversas áreas do conhecimento científico, principalmente nas Ciências Humanas. Majoritariamente discutida como algo que precisa ser entendido para ser prevenida e até mesmo erradicada do espaço escolar, a violência, atualmente, tem se manifestado de forma inédita através dos casos de cyberbullying. Quando comparado às conhecidas manifestações de bullying escolar, o cyberbullying vem sendo entendido como uma forma mais sofisticada e ainda mais cruel de violência ao se utilizar dos aparatos tecnológicos para agredir e humilhar as vítimas. Em função do crescimento da prática de cyberbullying verificada pelo aumento significativo de vídeos publicados no ciberespaço contendo agressões contra professores e do número incipiente de pesquisas científicas na área da Educação sobre tal fenômeno, o objetivo deste artigo é compreender de que modo o tema cyberbullying é investigado como objeto de pesquisa nas produções acadêmicas brasileiras realizadas nos Programas de Pós-Graduação em Educação que discutem tal temática.

Palabras clave : Cyberbullying; Cultura Digital; Pesquisa em Educação; Tecnologias..

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