SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número60AGRESIÓN ONLINE Y CULTURA DIGITAL: CONSIDERACIONES SOBRE CYBERBULLYING COMO OBJETO DE INVESTIGACIÓNPROGRAMA CIENCIAS SIN FRONTERAS: ESTUDIO DE CASO CON ESTUDIANTES INTERCAMBIARIOS DE FATEC/TQ índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

BATISTA, Thellma Vieira; TIELLET, Maria do Horto Salles; STEFANO, Daniel  y  MEDEIROS, Marcos Ferreira. A VIOLÊNCIA NA ESCOLA E OS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: ESTUDO DE CASO. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.60, pp.197-215.  Epub 01-Sep-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n60.p197-215.

O texto em pauta apresenta resultados parciais da pesquisa “Atendimento escolar dos adolescentes que se encontram em conflito com a lei no município de Arenápolis-MT” e tem por objetivo refletir sobre a percepção dos professores acerca da violência no ambiente escolar e a relação desta com a presença, na escola, de alunos adolescentes em conflito com a lei. Nosso referencial teórico tem por base os autores: Aquino (1998); Abramovay (2002); Chizzotti (2016); Charlot (2002), entre outros. Buscamos resposta para a seguinte questão: qual a percepção dos professores sobre a violência no ambiente escolar e a frequência na escola de alunos adolescentes em conflito com a lei? A pesquisa é qualitativa, do tipo estudo de caso cuja abordagem é fenomenológica. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação e a fonte documental. Constatamos um discurso, entre os professores, de rejeição e de vitimização coexistindo com o medo e a insegurança frente aos adolescentes em conflito com a lei.

Palabras clave : Adolescentes infratores; Violência na escola; Conflitos..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )