SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número60PROGRAMA CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS: ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES INTERCAMBIÁRIOS DA FATEC/TQ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

GIMENES, Olíria Mendes. A ANÁLISE DO FÓRUM DE APRESENTAÇÃO COMO GÊNERO DISCURSIVO. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.60, pp.237-255.  Epub 01-Set-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n60.p237-255.

O objetivo deste trabalho é analisar a ferramenta fórum - no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle -, como um gênero do discurso na perspectiva do Círculo de Bakhtin, percebendo-o como um espaço de construção de enunciados e de interações. O contexto deste estudo é o Curso de Formação de Tutor para atuar na Educação a Distância, oferecido pelo CEaD/UFU, sendo os dados construídos a partir das interações entre 19 candidatos a tutores, na atividade Fórum de Apresentação do Módulo I. No decorrer das trocas de mensagens, a linguagem se fez presente, cumprindo a sua função social - a comunicação -, e, junto a ela, encontra-se, para além do decodificar, o subtexto, fazendo alguns dos participantes ultrapassarem os limites da conversação, para chegar às vias do afetivo. Conclui-se que a ferramenta fórum é um meio de comunicação com dinâmica e característica própria. Pertence a um determinado tempo histórico e cultural, que a depender de seu objetivo, previsto na atividade elaborada pelo professor conteudista, pode vir a ser um canal de aprendizado por meio de interações dos cursistas mediados pelo tutor.

Palavras-chave : Fórum; Gênero; Círculo de Bakhtin; Formação de Tutores..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )