SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número61EL ARTE COMO DISCIPLINA EPISTÉMICA EN LA EDUCACIÓN BÁSICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

SILVA, Maria Betânia e. REFLEXOS HISTÓRICOS: POR QUE UMA AULA DE ARTE?. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.61, pp.269-286.  Epub 18-Dic-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n61.p269-286.

O artigo procura discutir em que momento, como e por que o ensino de arte, chamado educação artística, no período ditatorial civil-militar passou a fazer parte do currículo escolar de forma obrigatória. De cunho qualitativo e análise documental, o estudo utiliza diferentes tipos de documentos como depoimento de professora que atuou no período, leis, pareceres, resoluções, propostas curriculares que explicitam concepções dos legisladores e das equipes de trabalho que os elaboraram, bem como diretrizes para o ensino da educação artística. O período histórico investigado reflete necessidades políticas, sociais e educacionais reivindicadas pela população e a influência acentuada dos acordos estabelecidos entre o Ministério da Educação e órgãos norte-americanos. Levanta questionamentos sobre problemáticas apresentadas pela reforma educacional de 1971 e apresenta alterações na organização da educação básica. A pesquisa mostra que diferentes interpretações dos legisladores determinaram enviesamentos na compreensão do papel da Educação Artística no processo educacional, seu lugar no currículo e a formação do profissional que deveria assumir sua docência.

Palabras clave : Legislação educacional; Ditadura civil-militar; História do ensino de arte.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )