SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número61REFLEXOS HISTÓRICOS: POR QUE UMA AULA DE ARTE?DA SEMIFORMAÇÃO À OMNILATERALIDADE: REFLEXÕES SOBRE UTOPIAS FORMATIVAS E EMANCIPAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

CASTRO, Uelinton; COSTA, Áurea de Carvalho  e  PAES, Paulo Cesar Duarte. A ARTE COMO DISCIPLINA EPISTÊMICA NO ENSINO BÁSICO. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.61, pp.287-304.  Epub 18-Dez-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n61.p287-304.

A arte no capitalismo não é apenas uma expressão estética, mas tambem mercadoria, muitas vezes, reduzindo a obra de arte a mero produto ou interesses materiais de dominação histórica. Mas a arte também pode contribuir, dialeticamente, no âmbito da sensibilidade, para uma formação emancipadora, quando conserva sua característica intrínseca de signo do desenvolvimento espiritual da civilização. A partir da crítica à apropriação da arte com fins mercantis, o texto propõe uma formação artística na escola, que amplie as referências estéticas dos alunos, com vistas ao desenvolvimento de suas máximas capacidades e a produção para a emancipação humana, portanto, no âmbito do referencial teórico do materialismo histórico e dialético. Este texto é parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado.

Palavras-chave : Arte; Mercantilização da Arte; Ensino de Arte.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )