SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número61EL ARTE COMO DISCIPLINA EPISTÉMICA EN LA EDUCACIÓN BÁSICALA PERSPECTIVA POLÍTICO-PEDAGÓGICA EN LA EDUCACIÓN POPULAR DE PAULO FREIRE Y LA RELEVANCIA DE SU PENSAMIENTO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

ROITBERG, Guilherme Prado. DA SEMIFORMAÇÃO À OMNILATERALIDADE: REFLEXÕES SOBRE UTOPIAS FORMATIVAS E EMANCIPAÇÃO. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.61, pp.305-320.  Epub 18-Dic-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n61.p305-320.

O presente artigo analisa os aspectos formativos de dois grandes ideais de formação que marcaram a história da educação ocidental: a Paideia grega e a Bildung alemã. A partir da perspectiva histórica, tomando como base o conceito de omnilateralidade de Karl Marx (1818-1883) e a teoria da semiformação de Theodor Adorno (1903-1969), resgatamos as origens e os fundamentos filosóficos das utopias formativas, ressaltando sua relevância na constituição de uma educação política de caráter crítico e emancipatório no contexto da contemporaneidade.

Palabras clave : Utopias formativas; Paideia; Bildung; Omnilateralidade; Semiformação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )