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Educação: Teoria e Prática
versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
ROITBERG, Guilherme Prado. DA SEMIFORMAÇÃO À OMNILATERALIDADE: REFLEXÕES SOBRE UTOPIAS FORMATIVAS E EMANCIPAÇÃO. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.61, pp.305-320. Epub 18-Dez-2019. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n61.p305-320.
O presente artigo analisa os aspectos formativos de dois grandes ideais de formação que marcaram a história da educação ocidental: a Paideia grega e a Bildung alemã. A partir da perspectiva histórica, tomando como base o conceito de omnilateralidade de Karl Marx (1818-1883) e a teoria da semiformação de Theodor Adorno (1903-1969), resgatamos as origens e os fundamentos filosóficos das utopias formativas, ressaltando sua relevância na constituição de uma educação política de caráter crítico e emancipatório no contexto da contemporaneidade.
Palavras-chave : Utopias formativas; Paideia; Bildung; Omnilateralidade; Semiformação.