SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue61FROM SEMIFORMATION TO OMNILATERALITY: REFLECTIONS ABOUT FORMATIVE UTOPIAS AND EMANCIPATIONTHE MST AS EDUCATIONAL SUBJECT: HISTORY OF THE SETTLEMENT ROSELI NUNES IN MIRASSOL D´OESTE-MT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

BATTESTIN, Cláudia  and  WEYH, Cênio Back. A PERSPECTIVA POLÍTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO POPULAR DE PAULO FREIRE E A RELEVÂNCIA DE SEU PENSAMENTO. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.61, pp.321-335.  Epub Dec 18, 2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n61.p321-335.

O artigo é resultado de um ensaio bibliográfico de caráter qualitativo. Como objetivo buscou-se destacar a relevância do pensamento de Paulo Freire para pensar a educação popular. Compreende-se que a práxis freireana contribui na potencialização das práticas educativas de caráter progressista e popular. A postura crítica em relação aos métodos tradicionais autoritários na educação brasileira, apontam para uma perspectiva democrática, libertadora e igualitária, fecundada pelo diálogo, no processo de construção do conhecimento. Freire pensa a educação com e a partir das classes populares. Entende-se que a centralidade de seu pensamento continua vigente e que o diálogo e a participação ativa dos sujeitos podem auxiliar a perceber as contradições e a realidade social na qual, em busca de transformação, educandos e educadores estão inseridos.

Keywords : Paulo Freire; Educação Popular; Práxis; Transformação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )