SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número61DE LA SEMIFORMACIÓN HASTA LA OMNILATERALIDAD: REFLECCIONES SOBRE UTOPIAS FORMATIVAS Y EMANCIPACIÓNEL MST COMO SUJETO EDUCATIVO: HISTORIA DE LO ASENTAMIENTO ROSELI NUNES EN MIRASSOL D´OESTE-MT índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

BATTESTIN, Cláudia  y  WEYH, Cênio Back. A PERSPECTIVA POLÍTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO POPULAR DE PAULO FREIRE E A RELEVÂNCIA DE SEU PENSAMENTO. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.61, pp.321-335.  Epub 18-Dic-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n61.p321-335.

O artigo é resultado de um ensaio bibliográfico de caráter qualitativo. Como objetivo buscou-se destacar a relevância do pensamento de Paulo Freire para pensar a educação popular. Compreende-se que a práxis freireana contribui na potencialização das práticas educativas de caráter progressista e popular. A postura crítica em relação aos métodos tradicionais autoritários na educação brasileira, apontam para uma perspectiva democrática, libertadora e igualitária, fecundada pelo diálogo, no processo de construção do conhecimento. Freire pensa a educação com e a partir das classes populares. Entende-se que a centralidade de seu pensamento continua vigente e que o diálogo e a participação ativa dos sujeitos podem auxiliar a perceber as contradições e a realidade social na qual, em busca de transformação, educandos e educadores estão inseridos.

Palabras clave : Paulo Freire; Educação Popular; Práxis; Transformação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )