SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue61POLITICAL-PEDAGOGICAL PERSPECTIVE ON POPULAR EDUCATION OF PAULO FREIRE AND THE RELEVANCE OF HIS THOUGHTINITIAL TEACHER TRAINING IN THE PIBID CONTEXT AND THE WORK WITH PORTFOLIOS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

CRUZ, Marcia Aparecida de Barros da; MACHADO, Ilma Ferreira  and  ZART, Laudemir Luiz. O MST COMO SUJEITO EDUCATIVO: HISTÓRIA DO ASSENTAMENTO ROSELI NUNES, EM MIRASSOL D´OESTE-MT. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.61, pp.336-350.  Epub Dec 18, 2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n61.p336-350.

O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, a partir das lutas que foram travadas historicamente, no Brasil, por terra e transformação social, e, de modo especial, do Assentamento Roseli Nunes, no município de Mirassol D’Oeste - MT. O objetivo deste artigo é fazer uma contextualização histórica do MST e do Assentamento Roseli Nunes, e buscar compreender este Movimento como um processo e sujeito educativo. Utilizou-se metodologia de pesquisa participante e a técnica da observação in loco. Os resultados mostram que a formação que se dá nas lutas e nos espaços mais especificamente educativos, a exemplo da escola, contribui, enormemente, para a construção de uma identidade dos trabalhadores do campo, identidade “sem terra”, assim como para se postular a superação do modelo de sociedade excludente e desumanizador em que vivemos. Nesse sentido, conclui-se que há necessidade de se fortalecer o campo como espaço de vida, de cultura e de trabalho e produção, de modo que a criança e o jovem tenham condições de permanecer neste espaço, junto às suas famílias.

Keywords : Educação do campo; Assentamento Roseli Nunes; MST.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )