SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue61OBSERVATIONAL LEARNING POTENTIAL FOR INCLUSIVE PHYSICAL EDUCATION TEACHINGTEACHING WORK AND TEACHING OF CHEMISTRY IN HIGH SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

CAVALCANTE, Maria Mikaele Silva; SANTOS, Maria Adriana Borges; SILVA, Silvina Pimentel  and  FERREIRA, Heraldo Simões. PIBID COMO EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES SUPERVISORES. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.61, pp.389-403.  Epub Dec 18, 2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n61.p389-403.

O Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma experiência inovadora? Este questionamento subsidia o presente artigo que discute se o PIBID se configura como uma proposta inovadora a partir da perspectiva dos professores supervisores dessa iniciativa no estado Ceará. O estudo vincula-se a pesquisa em rede sobre Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica, apoiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES). Trata-se de um estudo qualitativo e empírico, que utiliza como procedimento de coleta de dados entrevista semiestruturada, realizada com trinta professores participantes do programa de diferentes áreas de ensino e localidades do estado do Ceará. Os resultados indicam que o PIBID fomenta práticas docentes inovadoras ao mesmo tempo em que aproxima a universidade da escola.

Keywords : PIBID; Experiência formativa; Inovação Pedagógica; Professores Supervisores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )