SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número61POTENCIAL DE APRENDIZAJE OBSERVACIONAL PARA LA ENSEÑANZA DE LA EDUCACIÓN FÍSICA INCLUSIVATRABAJO DOCENTE Y ENSEÑANZA DE QUÍMICA EN LA ESCUELA SECUNDARIA INTEGRAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

CAVALCANTE, Maria Mikaele Silva; SANTOS, Maria Adriana Borges; SILVA, Silvina Pimentel  y  FERREIRA, Heraldo Simões. PIBID COMO EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES SUPERVISORES. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.61, pp.389-403.  Epub 18-Dic-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n61.p389-403.

O Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma experiência inovadora? Este questionamento subsidia o presente artigo que discute se o PIBID se configura como uma proposta inovadora a partir da perspectiva dos professores supervisores dessa iniciativa no estado Ceará. O estudo vincula-se a pesquisa em rede sobre Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica, apoiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES). Trata-se de um estudo qualitativo e empírico, que utiliza como procedimento de coleta de dados entrevista semiestruturada, realizada com trinta professores participantes do programa de diferentes áreas de ensino e localidades do estado do Ceará. Os resultados indicam que o PIBID fomenta práticas docentes inovadoras ao mesmo tempo em que aproxima a universidade da escola.

Palabras clave : PIBID; Experiência formativa; Inovação Pedagógica; Professores Supervisores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )