SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número61POLÍTICA DE AMPLIACIÓN DE LA ENSEÑANZA FUNDAMENTAL: EL NIÑO INGRESANTE Y SU EDUCACIÓN EN LOS DOCUMENTOS OFICIALESTARJETA DE PAGA PARA NIÑOS E JOVENES: ¿UNA PEDAGOGIA SEGÚN LOS MOLDES DEL TEATRO NEGRO? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

SILVA, Gabriella Pizzolante da; SOUZA, Carolina Rodrigues de  y  FAGIONATO-RUFFINO, Sandra. CRIANÇAS, NATUREZA E FOTOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA NO CERRADO. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.61, pp.440-460.  Epub 18-Dic-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n61.p440-460.

Este trabalho objetivou analisar a relação de crianças com a natureza, a partir de imagens obtidas por instrumentos tecnológicos, e as narrativas por eles construídas. A intenção principal é revelar possíveis olhares e relações dessas crianças com a experiência que foram convidadas a vivenciar. A metodologia, centrada na concepção de criança como sujeito de direitos, valoriza a autoria e a lógica infantil e, inicialmente, combinou três momentos de relação das crianças com a fotografia: a tomada de imagens em uma trilha de cerrado, a análise dessas imagens e sua categorização. Posteriormente, inseriu-se também a análise dos desenhos produzidos pelas crianças, para identificar sua visão sobre a visita ao cerrado. Constatou-se a diversidade de olhares infantis sobre a natureza e sua relação com ela. As imagens retratam bem o cerrado e seus elementos, em diferentes ângulos, distâncias, enquadramentos, focos, propósitos e sentidos; as crianças se colocaram nas fotos e desenhos e compartilharam, como num jogo de negociação e poder, a autoria de algumas fotografias.

Palabras clave : Crianças; Natureza; Fotografia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )