SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número61MÉTODO REPETITIVO PARA DISLÉXICOS: COMO DIAGNOSTICAR E DESENVOLVER HABILIDADES DE LEITURA EM DISLÉXICOSPARA ALÉM DA DIFERENÇA: UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA NÃO FORMAL NO ÂMBITO DA DEFICIÊNCIA MENTAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

OLIVEIRA-FRANCO, Carine Ramos de  e  RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim. CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.61, pp.494-512.  Epub 18-Dez-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n61.p494-512.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se caracteriza por afetar o desenvolvimento neurológico gerando prejuízos nas áreas de comunicação social e manifestação de padrões restritos de interesses e atividades. Diante de um aumento de casos deste transtorno na população. Este estudo visou investigar o conhecimento sobre o TEA, a experiência com este transtorno ao longo da carreira na educação, as decisões a serem tomadas ao identificar sinais de TEA em uma criança, as solicitações a serem feitas caso recebam um aluno com TEA e a opinião destes sobre a importância do diagnóstico precoce para a Educação Infantil. Participaram do estudo 170 profissionais da Educação Municipal Infantil Integrada (EMEII) de um município do interior do São Paulo. Os principais resultados obtidos sinalizam um desconhecimento geral dos aspectos que definem e caracterizam uma criança com TEA, ainda que a maioria dos participantes (55,29%) afirmou ter convivido com um indivíduo com TEA em sua carreira na educação. E que as estratégias adotadas ao identificarem sinais de TEA em uma criança eram ineficazes. Conclui-se que tais dados indicam a necessidade de formação mínima sobre o tema para que possam oferecer um atendimento educacional de qualidade a estas crianças.

Palavras-chave : Transtorno do Espectro Autista; Diagnóstico; Professores de Educação Infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )