SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número61CONOCIMIENTO DE LOS PROFESIONALES DE EDUCACIÓN INFANTIL SOBRE EL TRANSTORNO DEL ESPECTRO AUTISTA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

ANTUNES, Maria Conceição Pinto  y  SAMPAIO, Ana Patrícia. PARA ALÉM DA DIFERENÇA: UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA NÃO FORMAL NO ÂMBITO DA DEFICIÊNCIA MENTAL. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.61, pp.513-532.  Epub 18-Dic-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n61.p513-532.

Este ensaio apresenta os resultados de um projeto de investigação/intervenção desenvolvido com jovens e adultos com deficiência em contexto de Centro de Atividades Ocupacionais, cuja finalidade se centrou na promoção de uma vida mais autónoma, ativa e participativa. Com base nas metodologias intrínsecas ao paradigma qualitativo interpretativo-hermenêutico e seguindo as diretrizes do método de investigação-ação-participativa, a intervenção baseou-se na dinamização de sete oficinas favorecedoras do processo de educação/aprendizagem dos participantes. Da análise dos resultados da intervenção, realça-se o contributo do projeto para a aquisição de competências promotoras do desenvolvimento de uma aprendizagem autónoma e do aprender a aprender ao longo da vida que possibilitou aos participantes a oportunidade de agir sobre os seus projetos de vida com vista à sua integração na comunidade.

Palabras clave : Deficiência; Educação de Adultos; Autonomia; Competências de Vida.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )