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Educação: Teoria e Prática
versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
ANTUNES, Maria Conceição Pinto e SAMPAIO, Ana Patrícia. PARA ALÉM DA DIFERENÇA: UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA NÃO FORMAL NO ÂMBITO DA DEFICIÊNCIA MENTAL. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.61, pp.513-532. Epub 18-Dez-2019. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n61.p513-532.
Este ensaio apresenta os resultados de um projeto de investigação/intervenção desenvolvido com jovens e adultos com deficiência em contexto de Centro de Atividades Ocupacionais, cuja finalidade se centrou na promoção de uma vida mais autónoma, ativa e participativa. Com base nas metodologias intrínsecas ao paradigma qualitativo interpretativo-hermenêutico e seguindo as diretrizes do método de investigação-ação-participativa, a intervenção baseou-se na dinamização de sete oficinas favorecedoras do processo de educação/aprendizagem dos participantes. Da análise dos resultados da intervenção, realça-se o contributo do projeto para a aquisição de competências promotoras do desenvolvimento de uma aprendizagem autónoma e do aprender a aprender ao longo da vida que possibilitou aos participantes a oportunidade de agir sobre os seus projetos de vida com vista à sua integração na comunidade.
Palavras-chave : Deficiência; Educação de Adultos; Autonomia; Competências de Vida.