SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número62A RECONSTRUÇÃO DE ANTIGOS INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS DIRIGIDA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

RODRIGUES, Zionice Garbelini Martos. A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUANTO AO LIVRO DIDÁTICO E O MMM. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.62, pp.553-570.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n62.p553-570.

Espera-se, com este artigo, trazer elementos acerca do modo como os professores de Matemática do interior paulista se apropriaram do Movimento da Matemática Moderna (MMM), e um dos modos dessa apropriação se deu via livro didático. Nessa perspectiva, pretende-se discutir algumas nuances dessa apropriação. A metodologia utilizada foi da História Oral. Sabe-se que os Congressos Nacionais de Ensino de Matemática, ocorridos no Brasil na década de 1950, foram os primeiros fóruns privilegiados de discussões sobre a Matemática escolar brasileira. À luz dos depoimentos, percebe-se uma motivação para o movimento da Matemática Moderna e alguns dos depoimentos apontaram que o uso do livro didático foi significativo para que o processo de mudanças efetivamente pudesse ocorrer, embora muitos artigos escritos sobre o movimento mencionem que a motivação inicial do Movimento da Matemática Moderna era a preocupação com a preparação matemática dos jovens que chegavam à universidade. Academicamente, intenciona-se que este artigo possa oferecer contribuições para a valorização do ensino da Matemática e, também, colaborar no desencadeamento de novas pesquisas

Palavras-chave : História; Matemática Moderna; Livro Didático.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )