SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número62PROBLEMA TAHÂNICO DE LOBATO: LITERATURA NO ENSINO DE MATEMÁTICAA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS PLANOS DE AULA DO PORTAL DO PROFESSOR – MEC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

MOURA, Elmha Coelho Martins  e  BRITO, Arlete de Jesus. A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.62, pp.609-625.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n62.p609-625.

Neste artigo apresentaremos os resultados de um estudo de caso realizado na disciplina de Prática de Ensino de Matemática, do curso de Matemática da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). Ponte (1994) afirma que um estudo de caso é uma investigação empírica, cujos resultados são apresentados, na maioria das vezes, em forma descritiva, porém ela pode ter forma analítica se interrogar a situação e confrontá-la com outras já conhecidas. O estudo de caso apresentado neste artigo é de caráter qualitativo. Nele, analisamos contribuições da história da matemática e a da educação matemática para a formação inicial de professores. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos entrevistas, gravações em áudio de diálogos entre a professora da disciplina e do licenciando acerca das atividades, o caderno do aluno, um videoaula produzido por ele, e anotações da professora em diário de campo. Este estudo de caso explicitou que a história pode contribuir para a construção de conceitos matemáticos e para a reflexão sobre o ensino de matemática e traz novos resultados, quando comparado a outros estudos realizados por membros do grupo de pesquisa ao qual pertencemos.

Palavras-chave : História; Matemática; Formação de Professores.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )