SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue62HISTORY OF MATHEMATICS IN DIDACTIC SEQUENCES IN TEACHER’S INITIAL FORMATIONTHE PLACE VALUE TABLE IN THE LOGOS II PROJECT MODULES: A HISTORICAL EXPERIENCE IN TEACHER TRAINING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

CARDOSO, Virgínia Cardia  and  SILVA, Rosana Rodrigues da. A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS PLANOS DE AULA DO PORTAL DO PROFESSOR – MEC. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.62, pp.626-646.  Epub Jan 01, 2020. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n62.p626-646.

O Portal do Professor é uma plataforma criada no site do Ministério da Educação, que publica sugestões de planos de aula elaborados e encaminhados por professores da Educação Básica de todo o país. Tais planos trazem diversos recursos pedagógicos, dentre os quais a História da Matemática. Apresentam-se, neste texto, os resultados de uma dissertação de mestrado que teve como objetivo analisar como a História da Matemática, que foi abordada nos planos de aula para os anos finais do ensino fundamental, publicados no Portal do Professor, no período de 2009 a 2013. Foram encontrados 71 planos de aula que traziam menções à História da Matemática, dos quais dez foram selecionados para a análise discursiva do referencial metodológico da Hermenêutica de Profundidade de Thompson (2011). Cada plano selecionado aborda um dos conteúdos matemáticos discriminados no Portal e propõe a História da Matemática em diferentes itens das aulas elaboradas. As análises revelaram que os recursos à História da Matemática convergem para as possibilidades pedagógicas apontadas no referencial teórico acerca da sua abordagem no ensino.

Keywords : Portal do Professor; Ensino de Matemática; Hermenêutica de Profundidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )