SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue62THE HISTORY OF MATHEMATICS IN LESSON PLANS OF THE TEACHER PORTAL – MECZOLTAN DIENES AND THE FORMATION OF TEACHERS IN PORTO ALEGRE IN TIMES OF MODERN MATHEMATICS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

GOUVEIA, Cristiane Talita Gromann de  and  GOUVEIA, Sérgio Candido de. O QUADRO VALOR DE LUGAR NOS MÓDULOS DO PROJETO LOGOS II: UMA EXPERIÊNCIA HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.62, pp.647-668.  Epub Jan 01, 2020. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n62.p647-668.

Este artigo tem como objetivo analisar como que o quadro valor de lugar (QVL) integrou a disciplina de Didática da Matemática dos módulos do Projeto Logos II, sendo esse um curso de formação de professores em voga nas décadas de 1970 a 1990. Este estudo abordará, também, uma experiência realizada com professores e futuros professores que participaram de uma oficina pedagógica intitulada “Didática da Matemática: uma perspectiva histórica” no Encontro de Pós-Graduação em Educação (INTEGRAP 2017), realizado na UNESP de Rio Claro. Como fontes foram utilizados os módulos do Projeto Logos II, assim como o relato dos ministrantes sobre a experiência com os participantes da oficina. No referencial teórico-metodológico utilizou-se das concepções de crítica ao documento de Bloch e o Paradigma Indiciário de Ginzburg. Os resultados indicam que, além das teorias de Jean Piaget e John Dewey, o QVL relacionava-se com o material dourado de Maria Montessori, bem como os ideais do Movimento da Matemática Moderna, principalmente na adoção da teoria dos conjuntos. Ademais, todos os participantes da oficina relataram que não conheciam o QVL, e o consideraram um instrumento didático útil no ensino das quatro operações.

Keywords : Professores Leigos; Formação de professores; História da Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )