SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número62LA HISTORIA DE LAS MATEMÁTICAS EN LOS PLANES DE CLASE DEL PORTAL DEL PROFESOR - MECZOLTAN DIENES Y LA FORMACIÓN DE PROFESORES EN PORTO ALEGRE EN ÉPOCAS DE MATEMÁTICA MODERNA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

GOUVEIA, Cristiane Talita Gromann de  y  GOUVEIA, Sérgio Candido de. O QUADRO VALOR DE LUGAR NOS MÓDULOS DO PROJETO LOGOS II: UMA EXPERIÊNCIA HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.62, pp.647-668.  Epub 01-Ene-2020. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n62.p647-668.

Este artigo tem como objetivo analisar como que o quadro valor de lugar (QVL) integrou a disciplina de Didática da Matemática dos módulos do Projeto Logos II, sendo esse um curso de formação de professores em voga nas décadas de 1970 a 1990. Este estudo abordará, também, uma experiência realizada com professores e futuros professores que participaram de uma oficina pedagógica intitulada “Didática da Matemática: uma perspectiva histórica” no Encontro de Pós-Graduação em Educação (INTEGRAP 2017), realizado na UNESP de Rio Claro. Como fontes foram utilizados os módulos do Projeto Logos II, assim como o relato dos ministrantes sobre a experiência com os participantes da oficina. No referencial teórico-metodológico utilizou-se das concepções de crítica ao documento de Bloch e o Paradigma Indiciário de Ginzburg. Os resultados indicam que, além das teorias de Jean Piaget e John Dewey, o QVL relacionava-se com o material dourado de Maria Montessori, bem como os ideais do Movimento da Matemática Moderna, principalmente na adoção da teoria dos conjuntos. Ademais, todos os participantes da oficina relataram que não conheciam o QVL, e o consideraram um instrumento didático útil no ensino das quatro operações.

Palabras clave : Professores Leigos; Formação de professores; História da Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )