SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número62EL CUADRO VALOR DE LUGAR EN LOS MÓDULOS DEL PROYECTO LOGOS II: UNA EXPERIENCIA HISTÓRICA EN LA FORMACIÓN DE PROFESORESUNA NARRATIVA SOBRE LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN DE ITAIPULÂNDIA (PR) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

DALCIN, Andréia  y  SILVA, Sara Regina da. ZOLTAN DIENES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PORTO ALEGRE EM TEMPOS DE MATEMÁTICA MODERNA. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.62, pp.669-690.  Epub 01-Ene-2020. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n62.p669-690.

O artigo tem por objetivo apresentar um estudo sobre a presença de Zoltan Dienes em Porto Alegre e as atividades que desenvolveu junto a professores de matemática na I e II Jornada de Estudo e Aprendizagem da Matemática, respectivamente em 1972 e 1973. Nosso propósito é olhar para o Dienes formador de professores que através de eventos e cursos divulgava suas ideias e métodos sobre “os modos de ensinar” a moderna matemática. As fontes utilizadas para o desenvolvimento do estudo foram jornais de circulação local, fotografias e documentos localizados no acervo do Grupo de Estudos sobre o Ensino de Matemática de Porto Alegre (GEEMPA) e do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, além de uma entrevista com a professora Esther Pillar Grossi, coordenadora do GEEMPA. Constatamos que a presença de Dienes foi amplamente divulgada pela imprensa local. As aulas-demonstração deixaram marcas e direcionaram ações do GEEMPA. Além disso, temos indícios de que a preocupação com a formação de professores estava muito presente tanto nas obras de Dienes como em suas práticas ao viajar por vários países ministrando palestras e cursos, que tinham o objetivo de divulgar suas ideias sobre o aprendizado dos conteúdos da moderna matemática.

Palabras clave : História da Educação Matemática; Movimento da Matemática Moderna; Formação de professores que ensinam matemática; Ensino Primário.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )