SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número62O QUADRO VALOR DE LUGAR NOS MÓDULOS DO PROJETO LOGOS II: UMA EXPERIÊNCIA HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESUMA NARRATIVA SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE ITAIPULÂNDIA (PR) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

DALCIN, Andréia  e  SILVA, Sara Regina da. ZOLTAN DIENES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PORTO ALEGRE EM TEMPOS DE MATEMÁTICA MODERNA. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.62, pp.669-690.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n62.p669-690.

O artigo tem por objetivo apresentar um estudo sobre a presença de Zoltan Dienes em Porto Alegre e as atividades que desenvolveu junto a professores de matemática na I e II Jornada de Estudo e Aprendizagem da Matemática, respectivamente em 1972 e 1973. Nosso propósito é olhar para o Dienes formador de professores que através de eventos e cursos divulgava suas ideias e métodos sobre “os modos de ensinar” a moderna matemática. As fontes utilizadas para o desenvolvimento do estudo foram jornais de circulação local, fotografias e documentos localizados no acervo do Grupo de Estudos sobre o Ensino de Matemática de Porto Alegre (GEEMPA) e do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, além de uma entrevista com a professora Esther Pillar Grossi, coordenadora do GEEMPA. Constatamos que a presença de Dienes foi amplamente divulgada pela imprensa local. As aulas-demonstração deixaram marcas e direcionaram ações do GEEMPA. Além disso, temos indícios de que a preocupação com a formação de professores estava muito presente tanto nas obras de Dienes como em suas práticas ao viajar por vários países ministrando palestras e cursos, que tinham o objetivo de divulgar suas ideias sobre o aprendizado dos conteúdos da moderna matemática.

Palavras-chave : História da Educação Matemática; Movimento da Matemática Moderna; Formação de professores que ensinam matemática; Ensino Primário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )