SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue62ZOLTAN DIENES AND THE FORMATION OF TEACHERS IN PORTO ALEGRE IN TIMES OF MODERN MATHEMATICSTEACHING MATHEMATICS FOR SOCIAL JUSTICE IN TEACHER TRAINING IN URUGUAY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

TOILLIE, Jean Sebastian  and  BARALDI, Ivete Maria. UMA NARRATIVA SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE ITAIPULÂNDIA (PR). Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.62, pp.691-711.  Epub Jan 01, 2020. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n62.p691-711.

Este artigo trata da História da Educação de Itaipulândia (PR), com enfoque nos aspectos que se estendem desde sua colonização e o surgimento das primeiras escolas até os anos 1990, quando o município se emancipa, e o contexto educacional passa por uma transformação. Foi mobilizada a História Oral como metodologia de pesquisa para a produção de oito entrevistas realizadas com docentes, a maioria deles ligada à disciplina de Matemática. Com base nessas narrativas e no cotejamento com outras fontes documentais, no presente artigo, tem-se por objetivo apresentar uma compreensão elaborada acerca de uma História da Educação de Itaipulândia. Destaca-se ainda como os espaços são modificados e modificam as características de uma região e, também, das pessoas que ali vivem.

Keywords : História Oral; Formação de professores de Matemática; História da educação matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )