SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número62ZOLTAN DIENES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PORTO ALEGRE EM TEMPOS DE MATEMÁTICA MODERNAENSINO DE MATEMÁTICA PARA A JUSTIÇA SOCIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO URUGUAI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

TOILLIE, Jean Sebastian  e  BARALDI, Ivete Maria. UMA NARRATIVA SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE ITAIPULÂNDIA (PR). Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.62, pp.691-711.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n62.p691-711.

Este artigo trata da História da Educação de Itaipulândia (PR), com enfoque nos aspectos que se estendem desde sua colonização e o surgimento das primeiras escolas até os anos 1990, quando o município se emancipa, e o contexto educacional passa por uma transformação. Foi mobilizada a História Oral como metodologia de pesquisa para a produção de oito entrevistas realizadas com docentes, a maioria deles ligada à disciplina de Matemática. Com base nessas narrativas e no cotejamento com outras fontes documentais, no presente artigo, tem-se por objetivo apresentar uma compreensão elaborada acerca de uma História da Educação de Itaipulândia. Destaca-se ainda como os espaços são modificados e modificam as características de uma região e, também, das pessoas que ali vivem.

Palavras-chave : História Oral; Formação de professores de Matemática; História da educação matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )