SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue62A NARRATIVE ABOUT THE HISTORY OF EDUCATION IN ITAIPULÂNDIA, PR, BRAZILCOLABORATIVE WORK IN THE USE OF DYNAMIC GEOMETRY SOFTWARE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

MOLFINO, Verónica  and  OCHOVIET, Cristina. ENSINO DE MATEMÁTICA PARA A JUSTIÇA SOCIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO URUGUAI. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.62, pp.712-732.  Epub Jan 01, 2020. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n62.p712-732.

Neste artigo apresentamos uma perspectiva filosófica do Ensino de Matemática para a Justiça Social e uma série de experiências que desenvolvemos na formação inicial e contínua de professores a partir dessa perspectiva. Como professoras de graduação identificamos a relevância da inclusão dessa perspectiva na formação de professores, pois promove uma reflexão sobre o que é a matemática e como ela é ensinada. Apresentamos evidências de que os alunos do professorado apontam que o desenho e implementação de atividades de ensino a partir dessa perspectiva permitiram que eles apreciassem a matemática como uma construção humana e entendessem seu ensino como uma forma de seus alunos entenderem o mundo através do conhecimento matemático.

Keywords : Ensino de Matemática; Justiça social; Treinamento de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )