SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue62TEACHING MATHEMATICS FOR SOCIAL JUSTICE IN TEACHER TRAINING IN URUGUAY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

MOURA, Eliton Meireles de; SOUZA, Viviane Aparecida de; OLIVEIRA, Janaína Fátima Souza  and  SOUZA JUNIOR, Arlindo José de. TRABALHO COLABORATIVO NO USO DE SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.62, pp.733-753.  Epub Jan 01, 2020. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n62.p733-753.

A escola, assim como todos que a compõem, não vive isolada, mas inserida num contexto que deve ser usado a favor de seu desenvolvimento, e para o desenvolvimento profissional de seus docentes. Nesse sentido, este trabalho buscou examinar a importância das interações entre professores, promovendo uma cultura profissional colaborativa que partilhe dúvidas e incertezas, para alcançar um objetivo em comum, e promover um aprendizado eficaz da geometria, por meio da interação com as tecnologias, tão presentes fora dos muros da escola. Assim, analisamos um projeto mineiro que apresentou, na parceria entre escola e universidade, a estrutura de debate e discussão sobre o uso das novas tecnologias para o auxílio de ensino de matemática/geometria. Este texto apresenta uma pesquisa qualitativa, com acompanhamento semanal no campo empírico representado pelo laboratório de informática da escola, onde aconteceram a maioria das atividades propostas.

Keywords : Trabalho Coletivo; Colaboração; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Geometria; Matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )