SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número62ENSEÑANZA DE LA MATEMÁTICA PARA LA JUSTICIA SOCIAL EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES EN URUGUAY índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

MOURA, Eliton Meireles de; SOUZA, Viviane Aparecida de; OLIVEIRA, Janaína Fátima Souza  y  SOUZA JUNIOR, Arlindo José de. TRABALHO COLABORATIVO NO USO DE SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.62, pp.733-753.  Epub 01-Ene-2020. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n62.p733-753.

A escola, assim como todos que a compõem, não vive isolada, mas inserida num contexto que deve ser usado a favor de seu desenvolvimento, e para o desenvolvimento profissional de seus docentes. Nesse sentido, este trabalho buscou examinar a importância das interações entre professores, promovendo uma cultura profissional colaborativa que partilhe dúvidas e incertezas, para alcançar um objetivo em comum, e promover um aprendizado eficaz da geometria, por meio da interação com as tecnologias, tão presentes fora dos muros da escola. Assim, analisamos um projeto mineiro que apresentou, na parceria entre escola e universidade, a estrutura de debate e discussão sobre o uso das novas tecnologias para o auxílio de ensino de matemática/geometria. Este texto apresenta uma pesquisa qualitativa, com acompanhamento semanal no campo empírico representado pelo laboratório de informática da escola, onde aconteceram a maioria das atividades propostas.

Palabras clave : Trabalho Coletivo; Colaboração; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Geometria; Matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )