SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número62ENSINO DE MATEMÁTICA PARA A JUSTIÇA SOCIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO URUGUAI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

MOURA, Eliton Meireles de; SOUZA, Viviane Aparecida de; OLIVEIRA, Janaína Fátima Souza  e  SOUZA JUNIOR, Arlindo José de. TRABALHO COLABORATIVO NO USO DE SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.62, pp.733-753.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n62.p733-753.

A escola, assim como todos que a compõem, não vive isolada, mas inserida num contexto que deve ser usado a favor de seu desenvolvimento, e para o desenvolvimento profissional de seus docentes. Nesse sentido, este trabalho buscou examinar a importância das interações entre professores, promovendo uma cultura profissional colaborativa que partilhe dúvidas e incertezas, para alcançar um objetivo em comum, e promover um aprendizado eficaz da geometria, por meio da interação com as tecnologias, tão presentes fora dos muros da escola. Assim, analisamos um projeto mineiro que apresentou, na parceria entre escola e universidade, a estrutura de debate e discussão sobre o uso das novas tecnologias para o auxílio de ensino de matemática/geometria. Este texto apresenta uma pesquisa qualitativa, com acompanhamento semanal no campo empírico representado pelo laboratório de informática da escola, onde aconteceram a maioria das atividades propostas.

Palavras-chave : Trabalho Coletivo; Colaboração; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Geometria; Matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )