SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue63THE FORMATION OF THE TEACHERAND THEIRROLEIN MULTIPROFESSIONAL TEAMS OF SERVICE TO SPECIAL CHILDREN author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

ARNALDO, Maria Aparecida  and  SANTANA, Luiz Carlos. CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PROCESSOS DE MEDIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA ESCOLA. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e55. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14430.

Este texto analisa as concepções de educação ambiental presentes em processos de mediação de políticas públicas de educação ambiental na escola. A pesquisa, de natureza qualitativa, que deu origem a este artigo foi desenvolvida a partir de seleção de sete escolas de Ensino Fundamental I de um município do interior do estado de São Paulo. As escolas foram selecionadas devido à informação de que possuíam projetos com conteúdos relacionados com a temática ambiental. Os procedimentos de pesquisa foram: entrevistas semiestruturadas, observações e análises de documentos. Os resultados apontaram que os processos que indicam a mediação de políticas públicas de educação ambiental nas escolas pesquisadas são permeados, predominantemente, por uma concepção pragmática da educação ambiental, isto é, estão voltados para a mudança de comportamento, para a reciclagem e para a responsabilização individual, deixando, muitas vezes, de problematizar as questões ambientais, de associar suas causas às questões sociais e de vislumbrar transformações nas estruturas da sociedade.

Keywords : Educação Ambiental; Concepções; Políticas Públicas; Escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )