SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63LA FORMACIÓN DEL EDUCADOR Y SU ACCIÓN EN EQUIPOS MULTIPROFESIONALES EN LOS ASISTENCIA A LOS NIÑOS ESPECIALES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

ARNALDO, Maria Aparecida  y  SANTANA, Luiz Carlos. CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PROCESSOS DE MEDIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA ESCOLA. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e55. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14430.

Este texto analisa as concepções de educação ambiental presentes em processos de mediação de políticas públicas de educação ambiental na escola. A pesquisa, de natureza qualitativa, que deu origem a este artigo foi desenvolvida a partir de seleção de sete escolas de Ensino Fundamental I de um município do interior do estado de São Paulo. As escolas foram selecionadas devido à informação de que possuíam projetos com conteúdos relacionados com a temática ambiental. Os procedimentos de pesquisa foram: entrevistas semiestruturadas, observações e análises de documentos. Os resultados apontaram que os processos que indicam a mediação de políticas públicas de educação ambiental nas escolas pesquisadas são permeados, predominantemente, por uma concepção pragmática da educação ambiental, isto é, estão voltados para a mudança de comportamento, para a reciclagem e para a responsabilização individual, deixando, muitas vezes, de problematizar as questões ambientais, de associar suas causas às questões sociais e de vislumbrar transformações nas estruturas da sociedade.

Palabras clave : Educação Ambiental; Concepções; Políticas Públicas; Escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )