SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63CONCEPCIONES DE EDUCACIÓN AMBIENTAL EN PROCESOS DE MEDIACIÓN DE POLÍTICAS PÚBLICAS EN LA ESCUELAACCESIBILIDAD Y AUDIODESCRIPCIÓN: UNA MIRADA PARA EL APRENDIZAJE DE LOS ESTUDIANTES CON DISCAPACIDAD VISUAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

CONDE, Erica Pires  y  CUNHA, Bruno Melo. A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E SUA ATUAÇÃO EM EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS DE ATENDIMENTO A CRIANÇAS ESPECIAIS. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e54. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14219.

Diante das novas mudanças sociais, o profissional de Pedagogia passou a atuar em áreas diversas. Com base nessa afirmação, inquiriu-se: o pedagogo está nos grupos multiprofissionais de atendimento a crianças especiais? Assim, foram os objetivos deste estudo: identificar se o pedagogo aparece nas equipes multiprofissionais de terapias de crianças com necessidades educativas especiais, constatar qual o lócus do pedagogo nesses grupos e mostrar a importância em haver um profissional de Pedagogia em uma equipe multiprofissional. A pesquisa foi do tipo descritiva, de cunho qualitativo, no espaço cibernético, WhatsApp, com cinco pessoas que faziam parte de um grupo de 11 mães de crianças especiais. O profissional de Pedagogia é o responsável por fazer reflexões contínuas sobre o processo de ensino-aprendizagem no espaço escolar ou fora dele. Sua importância em uma equipe multiprofissional consiste, sobretudo, em ensinar o currículo escolar. O resultado mostra que o pedagogo, regra geral, não aparece nesses grupos multiprofissionais de terapia e, quando está presente, continua atuando apenas no espaço escolar, geralmente, como acompanhante pedagógico.

Palabras clave : Pedagogo; Formação; Equipes Multiprofissionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )