SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E SUA ATUAÇÃO EM EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS DE ATENDIMENTO A CRIANÇAS ESPECIAISCONTRADIÇÕES E LIMITES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SANTOS, Silas Nascimento dos  e  CAVALCANTE, Ticia Cassiany Ferro. ACESSIBILIDADE E AUDIODESCRIÇÃO: UM OLHAR PARA A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e53.  Epub 01-Fev-2021. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s13840.

O texto em tela tem como objetivo apresentar a audiodescrição de imagens estáticas de um livro didático como ferramenta de adequação pedagógica contributiva para o acesso às imagens por estudantes com deficiência visual. Enquanto escolha metodológica, trata-se de um ensaio teórico, pois traz, de forma dialógica, uma proposta de reflexão acerca do objeto de conhecimento elencado. Assim, a audiodescrição, como recurso de tecnologia assistiva pode ser um aporte para que professores, no ambiente escolar, garantam que estudantes cegos e com baixa visão tenham autonomia e empoderamento em atividades, exercícios e afins. Esse recurso de acessibilidade comunicacional pode ser compreendido como a descrição de toda e qualquer informação pertinente e essencial para que as pessoas com deficiência visual, ao mesmo tempo que as pessoas videntes, tenham acesso ao evento visual. Conclui-se que presença da audiodescrição nas imagens estáticas como ferramenta de adequação pode garantir a acessibilidade visual dos estudantes com deficiência visual, posto que promove equiparação de oportunidades para a erradicação do silêncio entre o texto e a imagem, tão comum nas escolas ao se tratar do estudante cego e com baixa visão.

Palavras-chave : Deficiência Visual; Audiodescrição; Imagens Estáticas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )