SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63ACCESIBILIDAD Y AUDIODESCRIPCIÓN: UNA MIRADA PARA EL APRENDIZAJE DE LOS ESTUDIANTES CON DISCAPACIDAD VISUALEL ESCRITOR ELIAS JOSÉ Y SU PRODUCCIÓN INFANTOJUVENIL: UN DIÁLOGO CON LA ESCUELA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

CROCHICK, José Leon; COSTA, Valdelúcia Alves da  y  FARIA, Débora Felício. CONTRADIÇÕES E LIMITES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e52. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14628.

Este artigo objetiva refletir sobre o progresso, as contradições e os limites das políticas de educação inclusiva em uma sociedade capitalista, utilizando o referencial teórico da Escola de Frankfurt. A principal contradição refletida se refere à defesa da educação inclusiva em uma sociedade que se vale da exclusão como ameaça a todos os que estiverem fora da ordem: como a estrutura social permanece inalterada, a educação inclusiva tanto busca romper a exclusão em uma sociedade que incentiva a competição e desvaloriza os perdedores, quanto pode potencializá-la, uma vez que o pertencimento ocorre por meio da subsunção às condições estruturais previamente impostas. Conclui-se que as políticas e práticas da educação inclusiva são fundamentais na luta por uma sociedade justa e igualitária; não obstante, assim como para a educação escolar em geral, seus limites devem ser conhecidos para que possam ser pensadas as condições que os determinam, com o propósito de serem superados.

Palabras clave : Políticas de Educação Inclusiva; Contradições e Limites da Inclusão; Teoria Crítica da Sociedade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )