SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue63CONTRADICTIONS AND LIMITS OF THE PUBLIC POLICIES OF INCLUSIVE EDUCATION IN BRAZILPOLYPHONY AS AN ARGUMENTATIVE STRATEGY IN THE ESSAYS OF ENEM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

MOTTA, Ana Cristina Ayres  and  OMETTO, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento. O ESCRITOR ELIAS JOSÉ E SUA PRODUÇÃO INFANTOJUVENIL: UM DIÁLOGO COM A ESCOLA. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e51. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s13917.

O presente trabalho é o recorte de uma dissertação de mestrado sobre vida e obra do escritor Elias José, no intuito de apresentar a produção literária do autor, bem como as consonâncias entre suas obras com as demandas da escola. O estudo desenvolve-se em duas direções: a primeira, que apresenta a biografia de Elias José e a segunda, que visa apresentar uma interlocução entre as obras do escritor com as instâncias de legitimação do livro infantil no Brasil, a saber, o PNBE e a FNLIJ e também com a LDB e PCN, documentos oficiais que norteiam o trabalho pedagógico no país, no intuito de apresentar as contribuições dessa produção no âmbito da literatura infantojuvenil e escolar. O procedimento metodológico deste estudo considera o percurso histórico de produção do escritor, dando visibilidade às tendências de um momento histórico da literatura infantil e educacional, contribuindo e reforçando com as pesquisas já existentes nessa área.

Keywords : Elias José; Literatura infantojuvenil; Escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )