SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63O ESCRITOR ELIAS JOSÉ E SUA PRODUÇÃO INFANTOJUVENIL: UM DIÁLOGO COM A ESCOLALEITURA COMO PRÁTICA CULTURAL POLIMORFA: O QUE SE PROPÕE AO “OPRIMIDO”? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

ALVES, Eligiane Manoel  e  DIAS, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti. A POLIFONIA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NAS REDAÇÕES DO ENEM. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e50. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s13626.

Com base nos estudos da Semântica Argumentativa, a pesquisa estudou o fenômeno polifônico pela perspectiva de Ducrot. O objetivo da pesquisa foi analisar a presença da polifonia na perspectiva de Ducrot, por meio das marcas linguísticas, usadas como recurso argumentativo. O corpus foi composto das dez redações do Enem, edição 2015, cujo assunto foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, as quais tiveram sua divulgação no portal de notícia G1 por atingirem a nota máxima. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa descritiva. Após a numeração das redações foram identificadas as temáticas desenvolvidas por cada candidato, seguida da identificação das marcas linguísticas que indicassem possíveis vozes. Como resultados verificamos que a polifonia se apresenta como recurso argumentativo nas redações estudadas. Acerca dos enunciadores o E1 foi o mais recorrente durante as análises, tanto na frequência dos enunciadores por redações, como na análise de frequência dos enunciadores e por parte constituinte do texto. O E1 teve a sua identificação por meio da característica da voz do conhecimento compartilhado.

Palavras-chave : Semântica Argumentativa; Polifonia; Recurso Argumentativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )