SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue63POLYPHONY AS AN ARGUMENTATIVE STRATEGY IN THE ESSAYS OF ENEMREADING PRACTICES IN THE SCHOOL CONTEXT: THE IMPORTANCE OF DIALOGISM IN THE FORMATION OF THE READER author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

SANTOS, Adriana Cavalcanti dos; CUSATI, Iracema Campos  and  GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira. LEITURA COMO PRÁTICA CULTURAL POLIMORFA: O QUE SE PROPÕE AO “OPRIMIDO”?. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e49. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s13958.

O artigo analisa as proposições das práticas de leitura no livro didático de língua portuguesa destinado à Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio, desvelando a perspectiva, ou não, da leitura como aprendizagem cultural polimorfa. No contexto da cultura letrada, direito de todos os cidadãos, linguagem e aprendizagem são fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo. O corpus de análise foram os gêneros textuais, os encaminhamentos para a leitura e as propostas de compreensão dos referidos gêneros. Os resultados da análise indicam a presença predominante de gêneros literários no Livro Didático (LD), e que a perspectiva da leitura como aprendizagem cultural polimorfa, no conjunto das práticas de leitura propostas no LD, pode ser observada ainda timidamente nas unidades analisadas. A investigação mostrou que os textos abordados no ensino médio, no âmbito escolar, a partir das sugestões do LD, na maioria das vezes, não possibilitam práticas de letramento, nas quais os jovens possam engajar e aproximar seus interesses às atividades de leitura e escrita propostas em sala de aula.

Keywords : Leitura; Ensino Médio; Educação de Jovens e Adultos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )