SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63LA LECTURA COMO PRÁCTICA CULTURAL POLIMÓRFICA: ¿QUÉ SE PROPONE A LOS "OPRIMIDOS"?PIBID-UNESP 2014 HASTA 2016: EVALUACIÓN DEL PROGRAMA DESDE DATOS DE EGRESOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

BIFF, Vanessa Levati; MENTI, Magali de Moraes  y  SILVA, Veronice Camargo da. PRÁTICAS DE LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DO DIALOGISMO NA FORMAÇÃO DO LEITOR. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e48. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s13999.

Este artigo discute as práticas de leitura realizadas no contexto escolar, evidenciando a importância da leitura dialógica na formação do leitor, segundo a noção de dialogismo de Bakhtin, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental. Problematizam-se as possíveis concepções de leitura, a partir dos diferentes processos de ensino-aprendizagem, com base em Mizukami (1986), Gadotti (1999) e Silva (1999). Entende-se a leitura como um processo dialógico, propondo-a como possibilidade de atuação educativa que promova a formação do leitor em contexto escolar, considerando os dados obtidos em duas teses referentes às práticas de leitura e à escola e o que determinam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no tocante à leitura.

Palabras clave : Práticas de Leitura; Formação do Leitor; Dialogismo; Leitura Dialógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )